Lei de autoria do deputado Cirone Deiró cria rede de profissionais para poio e tratamento da fissura labiopalatina
08 de agosto de 2019Autor da lei que instituiu a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro, o deputado Cirone Deiró acompanhou os trabalhos da Operação Sorriso, realizada no Hospital Santa Marcelina. A Ação atende gratuitamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente fissura labial e fenda palatina.
Os trabalhos dos voluntários da Operação Sorriso têm a parceria e apoio do Hospital Santa Marcelina, da Associação de Fissurados de Rondônia, do Ministério Público de Rondônia e Secretaria de Estado da Saúde. Além da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Marinha do Brasil, Projeto Genoma e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O deputado conheceu o funcionamento do projeto e foi informado que o Núcleo de Fissurados de Rondônia está se estruturando para se tornar um Centro de Assistência de Alta Complexidade no tratamento de fissura labiopalatal. Segundo explicou o médico e cirurgião plástico, Henrique Cintra, o esforço dos profissionais, liderados pela enfermeira, Maria José Micheletti, busca criar as condições para que o Núcleo obtenha o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde-CNES, que fazem parte do SUS e realizam procedimentos estético-funcional dos portadores de má-formação congênitas labiopalatais.
Diante do êxito das ações realizadas, o parlamentar destacou a importância do projeto para beneficiar a comunidade rondoniense, e se comprometeu continuar o trabalho pelo fortalecimento das ações. Cirone lembrou que a falta de informação deve ser um dos primeiros obstáculos a serem superados com a instituição da Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina. “Precisamos criar uma rede de orientação com profissionais capacitados para fazer o diagnóstico no tempo correto e prestar toda assistência e informação aos pais”, justificou.
O Núcleo de Fissurados de Rondônia funciona no Hospital de Base, onde são realizados dois dias de ambulatório para triagem e consulta dos pacientes. No primeiro atendimento, os pacientes são avaliados pelos profissionais de enfermagem, cirurgia plástica, pediatria, fonoaudiologia e odontopediatria. Mediante resultados das avaliações, os mesmos são encaminhados para demais especialidades de psicologia, nutrição, cardiopediatria, dentre outros.
Caso o paciente seja elegível a cirurgia de rinoqueiloplastia primária, inicia-se acompanhamento do mesmo para programação cirúrgica. As cirurgias são realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital de Base e as internações dos pacientes ocorrem no Hospital Infantil Cosme e Damião. Após cirurgia, os pacientes permanecem sendo acompanhados pelos profissionais do núcleo, nos cuidados pós-operatórios e posteriormente, nos tratamentos auxiliares das especialidades necessárias ao caso.
Já os pacientes que necessitam de cirurgias de palatoplastia de alta complexidade, enxerto ósseo/alveolar e demais, são acompanhados para programação cirúrgica nas Missões Humanitárias realizadas pela OSB anualmente. Porém, o tratamento continuado desses pacientes, também é realizado pela equipe dos profissionais que atendem no núcleo do Hospital de Base.