Deputado Cirone Deiró apresenta proposta para criação do CEASA
07 de maio de 2019Cirone defende que a instalação do CEASA vai garantir o ordenamento da produção e reduzir os custos de produção, transporte e promover a estabilidade na oferta dos hortifrutigranjeiros, tornando uma atividade atrativa e rentável ao produtor rural
“O Centro de Abastecimento de Logística de Rondônia-CEASA será um espaço que reunirá os produtores, consumidores, compradores, prestadores de serviços, agentes públicos em uma saudável relação comercial e social, realizada em curto espaço de tempo”, defendeu o presidente da comissão de agricultura, deputado Cirone Deiró ao apresentar proposta para a criação e instalação de uma unidade do CEASA em Rondônia.
De acordo com o parlamentar, a característica agrícola dos municípios rondonienses impõe a necessidade de criar instrumentos que promovam uma maior aproximação dos produtores com o mercado consumidor. Segundo o deputado, essa proximidade entre o produtor e o consumidor assegura um produto de qualidade a preço justo ao consumidor final. “A grande parte dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos em nosso estado são produzidos no sul e sudeste do país”, esclareceu o deputado.
Ciorne explicou ainda que o Centro de Abastecimento de Logística de Rondônia vai assegurar aos produtores a garantia de comercialização em grande escala. “A ausência de uma unidade do CEASA, representa também a ausência da garantia de comercialização. O agricultor precisa plantar, mas precisa acima de tudo ter garantia da comercialização dos seus produtos”, afirmou.
O deputado citou a produção de tomate na região da zona da mata, de inhame no vale do Guaporé e de verduras na região de Cacoal, onde o êxito das feiras livres revela o potencial de produção de hortifrutigranjeiros destas regiões. O deputado disse acreditar que o CEASA seja incluído nos projetos prioritários do Governo direcionados ao apoio e incentivo aos produtores rondonienses.