Notícias

Caferon: Criação de associação com a participação de cafeicultores de 15 municípios é um avanço, destacou parlamentar

11 de junho de 2019

“A identidade territorial é um conceito inovador que busca destacar as particularidades  da produção rural em relação a condições geográficas, físicas e humanas de localidades e regiões, afirmou o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Cirone Deiró, durante a posse da diretoria da Caferon- Cafeicultores Associados da Região “Cafés Matas de Rondônia”, realizada no município de Cacoal, no dia 09 de abril de 2019.

Ao parabenizar o presidente da Caferon, Juan Travain, a diretoria e todos os cafeicultores associados, Cirone reconheceu que com a associação nasceu também um novo eixo estratégico para o desenvolvimento local com a participação de 15 municípios de cafeicultores de alta qualidade. “ Em todos os países e alguns estados brasileiros que já adotaram a identidade geográfica houve uma valorização de até 50% dos produtos”, explicou. 

O parlamentar lembrou que a definição dos municípios rondonienses que integram a Região “Cafés Matas de Rondônia”  é resultado do trabalho da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial-ABDI, em parceria com Associação Brasileira de Café-ABIC, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Embrapa, Emater e prefeituras. 

Os municípios que fazem parte do grupo da Indicação Geográfica do café são: Cacoal, Rolim de Moura, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel Do Guaporé, Alvorada d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Novo Horizonte d’Oeste, Seringueiras, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste e Castanheiras.

Cirone Deiró destacou a importante atuação da então deputada Glaucione Rodrigues que defendeu a proposta de revitalização da lavoura cafeeira em Cacoal e demais municípios rondonienses. Cirone lembrou que o primeiro recurso para a compra de mudas de café foi de uma emenda da deputada Glaucione, hoje prefeita do município de Cacoal. “Graças a essa iniciativa, os municípios plantadores de café tiveram sua economia fortalecida por meio da diversificação da produção agrícola”, disse. 

Comentários